Yuri Silva

Yuri Silva

O erro dos sêniors

O erro dos sêniors

Eu sou complemente apaixonado por programação. Sempre gostei e ainda sinto o prazer de abrir um editor e escrever linhas de código, principalmente se for para resolver problemas da vida real. Mas essa não é a realidade da maioria dos desenvolvedores sêniores e especialistas que conheci durante esses anos trabalhando com tecnologia.

Acredito que o motivo seja histórico: longos ciclos de projeto, com tecnologias monótonas, legadas, verbosas, em ambientes que valorizam velocidade e não qualidade, principalmente por falta de conhecimento técnico das camadas de liderança. Problemas em devops, observabilidade, e alta dependências entre times agravam a situação pros desenvolvedores mais experientes.

Dado esse contexto, para muitos, o sonho é abandonar o dia a dia de entregas, até mesmo técnico de vez. Em ambientes que em a “carreira em Y” se distancia das entregas de valor para o cliente, esses desenvolvedores migram muita das vezes para estruturas de arquiteturas, compliance, estruturais, entre outros que teoricamente recebem menos pressões corporativas.

O problema é que, na maioria das empresas, esses times criam processos e regras para as equipes de desenvolvimento, gerando dependências e processos manuais que tiram a autonomia dessas equipes. É um tanto paradoxal e vai contra o que as abordagens modernas de times prega: times cada vez mais autônomos.

Por isso acredito que cada vez mais devemos ir para os modelos de plataforma: ao contrário desses times criarem dependências, processos de aprovação - criem regras automatizadas em esteiras como ci/cd. Não faz sentido pedir pra alguém fora da equipe criar um banco de dados, um pod, ou uma alteração de schema manualmente. Se há uma regra, que essa seja automatizada e disponibilizada como software. Se a alteração feita pelos devs ferir essa regra, que seja bloqueada na esteira e tenha uma orientação de como deve ser feito. Assim podemos dar maior autonomia pros times, e deixar os especialistas projetando a melhor forma que os times devem trabalhar.

Se voltarmos para as raízes do DevOps, os primeiros papers falavam em dar os problemas operacionais para serem automatizados pelos desenvolvedores. Os sêniors, sem dúvida, são os melhores para fazer isso.

Livros Sobre RSS
Voltar para home